GFRJ Foi a São Carlos Cooperar Com o Grupo Zenith

Olá leitor!

O jovem Roberto Lima, integrante e coordenador de Subsistema de Aviônica do “Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro (GFRJ), grupo este locado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), esteve nos dias 16 e 17/08 em visita aos colegas do “Grupo Zenith” da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), com o objetivo de aprimorar os seus conhecimentos sobre sistemas de telemetria, obtendo informações sobre transmissão de dados para assim utilizá-los nos voos dos foguetes de seu grupo.

O setor aeroespacial do país felizmente está cada dia ganhando mais força dentro das universidades brasileiras, e a maneira correta para a manutenção deste crescimento é e sempre será a cooperação tecnológica entre equipes, de todas as áreas, principalmente na forma de transmissão de conhecimento.

Veja por exemplo leitor o maior feito humano no espaço, ou seja, o pouso lunar de Neil Armstrong e Buzz Aldrin em 1969, conquista esta que envolveu a cooperação de mais de 200 mil pesquisadores americanos e estrangeiros de diversas áreas das ciências, e isto por sete anos consecutivos. Não se faz programa espacial com egocentrismo e sim com cooperação, espero que isso fique definitivamente compreendido.


Vale aqui salientar que a ida do jovem Roberto Lima a São Carlos só foi possível graças a uma organização exemplar que muito tem contribuído para a educação astronômica e astronáutica no Brasil, ou seja, a OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, contribuição esta que vem sendo primordial e que a história saberá como registrar positivamente.

Vida longa a OBA

Duda Falcão

Comentários