Luiz Felipe Pondé Abordou Impacto da Tecnologia e das Mídias Sociais na SIPAT-INPE

Caro leitor!

Segue abaixo leitor uma notícia postada dia (09/08) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que filósofo Luiz Felipe Pondé abordou ontem (14/08) o Impacto da Tecnologia e das Mídias Sociais na SIPAT-INPE.

Duda Falcão

Luiz Felipe Pondé Aborda Impacto da
Tecnologia e das Mídias Sociais na SIPAT-INPE

Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017

Alertar sobre o uso consciente das novas tecnologias é o objetivo da Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho – SIPAT 2017, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que acontece de 14 a 17 de agosto. Considerada um problema de saúde mundial, a dependência digital não está necessariamente ligada ao tempo que uma pessoa se mantém conectada a dispositivos eletrônicos, e sim à perda de controle que provoca inúmeros prejuízos na vida profissional, familiar, afetiva ou social.

Na tarde de segunda-feira (14), o filósofo Luiz Felipe Pondé falará sobre o “impacto da  tecnologia e das mídias sociais na vida e no cotidiano” durante a abertura da SIPAT, que acontece na sede do Instituto, em São José dos Campos (SP).

Segundo Pondé, a soma total do impacto dos recentes avanços tecnológicos ainda é difícil determinar. Entre tantos, apresentará três exemplos maiores: transformações nos comportamentos e na política devido à natureza disruptiva das mídias sociais; a "promiscuidade" fisiológica homem-cibernética; e o aperfeiçoamento genético e inorgânico do corpo e do espírito.

Na terça-feira (15), o painel "O uso consciente de novas tecnologias" terá a participação da psicóloga Simone Januário, da advogada Viviane Batista Sobrinho Alves Torres e do responsável pela área de inovação do Sistema de Ensino Poliedro Massayki Onishi Yamamoto.

O tema “AIDS, DST e drogas - A tecnologia como aliada na prevenção” será abordado pelo enfermeiro Daniel Cosmo da Silva na quarta-feira (16).

Peter Ribeiro, da CCR Nova Dutra, falará sobre o "impacto dos gadgets na segurança de trânsito" na quinta-feira (17), último dia do evento, que será encerrado com uma apresentação do Conversa de Cordas, também com o objetivo de mostrar que a música é uma forma saudável de se manter conectado e interativo.

“Pretendemos conscientizar os profissionais do INPE sobre este problema contemporâneo e o slogan deste ano – ‘Novas tecnologias, sabendo usar não vamos nos acidentar’ -  foi escolhido por meio de um concurso cultural”, informa Andreia Sorice Genaro, da organização do evento, destacando que a SIPAT contou o apoio de quase 40 empresas com doação de brindes e fornecimento de coffee break. “Apesar da falta de recursos, o trabalho em equipe da comissão organizadora permitiu montar essa programação”.

Foi criado um ‘cartão fidelidade’ para registrar o comparecimento na SIPAT. “Quem participar de pelo menos três dias terá seu cartão colocado em  uma urna para concorrer a prêmios especiais, como duas bicicletas, diversos eletrodomésticos, móveis, diária em hotel com café da manhã, entre outros”, diz Andreia.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários