Parceria Entre AEB e Governo do DF Será Fortalecida Com Novos Projetos

Olá leitor!

Segue abaixo a nota postada ontem (17/08) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que Parceria entre a Agência e o Governo do Distrito Federal (DF) será fortalecida com novos projetos.

Duda Falcão

Parceria Entre AEB e Governo do DF
Será Fortalecida Com Novos Projetos

Coordenação de Comunicação Social – CCS
17/08/2017

Foto: Valdivino/Junior/CCS

Uma parceria firmada entre a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTIC) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/DF), há quatro anos, culminou em levar o Programa Espacial Brasileiro aos alunos da rede pública e particular de ensino do Distrito Federal. As atividades são desenvolvidas no Planetário de Brasília, local onde a AEB mantém uma exposição de foguetes e satélites com a história do programa espacial.

Para dar continuidade e fortalecer essa parceria, o presidente da AEB, José Raimundo Braga, recebeu, na tarde de terça-feira (15.08), em seu gabinete, a visita do secretário de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Tiago Coelho de Souza, que propôs o desenvolvimento de novos projetos a fim de ampliar mais ainda as atividades espaciais no Planetário, atraindo mais escolas e visitantes ao local.

Desde 2014, AEB mantém essa parceria com a SECTI/DF, a qual está vinculado o Planetário de Brasília. No local a AEB dispõe de maquetes de foguetes, traje espacial, exposição de alguns satélites já lançados ao espaço, além de uma réplica do Veículo de Sondagem Brasileiro VSB-30 instalada em frente ao Planetário.

O VSB-30 é um veículo suborbital de produção nacional desenvolvido em 2001. Seu primeiro voo ocorreu em 23 de outubro de 2004, no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O VSB-30 foi certificado pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), sendo seu primeiro lançamento em solo europeu. Hoje, o VSB-30 é utilizado por diversos países entre eles Alemanha e Suécia.

O secretário também teve a oportunidade de conhecer o projeto do Centro Vocacional Tecnológico (CVT-Espacial) será que futuramente inaugurado em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, podendo esse projeto se estender para a capital da República e outros estados onde se concentram os projetos espaciais.

“Todos os esforços serão despendidos para que essa parceria se amplie e tenha muito sucesso”, afirmou José Raimundo. O Secretário Tiago Coelho saiu da reunião bastante otimista com a conversa e se prontificou a trabalhar para fortalecer a parceria.  Eles também trocaram ideias sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, a ser realizada de 23 a 29 de outubro, no Pavilhão do Parque da Cidade, evento que acontece desde 2005.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Boa iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/DF) e do seu secretário, Tiago Coelho de Souza que, pelo visto, foi quem tomou a iniciativa. Afinal leitor esperar que esse vendedor de sanduiche levante-se de seu trono para realizar algo, é mesmo que acreditar em Bicho-Papão, ou até não, se é que você me entende. Isto só ocorre na verdade quando o mesmo sai passeando pelo mundo à custa do herbário publico e isto me faz questionar: Será que esse energúmeno se levantou para cumprimentar adequadamente o Secretário na chegada ao seu Gabinete????  Rsrsrsr. Outra coisa, a nota volta a citar o Centro Vocacional Tecnológico (CVT-Espacial) dizendo que futuramente inaugurado em Parnamirim. Futuramente quando, em 2030 ??? Falta comando galera, essa agencia de brinquedo é uma tremenda piada e infelizmente tem a frente um fantoche que é só útil ao sistema.

Comentários