Pesquisador do IEAV Tem Três Artigos Entre os Mais Citados da Optics Letters

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (16/08) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) tem três artigos entre os mais citados dos 40 anos do periódico Optics Letters.

Duda Falcão

NANOFOTÔNICA

Pesquisador do IEAV Tem Três Artigos
Entre os Mais Citados da Optics Letters

Os artigos são da área de óptica e fotônica

Por Tenente João Elias,
Fonte: IEAv
Edição: Agência Força Aérea
Publicado: 16/08/2017 - 15:42h


O Coronel Aviador da Reserva Vilson Rosa de Almeida, ex- Diretor e atual colaborador do Instituto de Estudos Avançados (IEAV) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), teve três artigos entre os 100 mais citados dos 40 anos do periódico Optics Letters, publicação especializada na área de óptica e fotônica. Entre os mais de 100 mil artigos da revista, os artigos do Coronel Vilson obtiveram as posições 16ª, 60ª e 80ª. A divulgação foi feita no início do mês pela Optics Society of America (OSA).

“Isso representa um reconhecimento internacional da relevância do trabalho por significativa contribuição acadêmica, científica e tecnológica”, comemora o Coronel Vilson.

Um artigo tem como título “Guiding and confining light in void nanostructure”; outro é intitulado “Nanotaper for compact mode conversion”; e o terceiro, “Experimental demonstration of guiding and confining light in nanometer-size low-refractive-index material”. Os três estão dentro da área de óptica e fotônica, cada um sobre um tópico específico.

“Os artigos são mais relacionados com a nanofotônica que tem a ver com colocar diversas propriedades de processamento fotônico dentro de chips que, em breve, vão ser comercializados em larga escala. No contexto aeroespacial, isso está relacionado com a redução de potência, peso e dimensões. Por exemplo, para se lançar algum artefato ao espaço, esses três fatores são muito relevantes”, explica o Coronel.

Outros dois brasileiros também foram citados na lista: o Diretor-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Carlos Henrique Brito Cruz, que teve um artigo citado na oposição 31ª; e o professor Walter Margulius, citado na posição 61ª.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentários