Professor de Jovem Promessa da Astronomia Brasileira Critica Falta de Apoio do Governo à Ciência

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante matéria postada dia (28/08) no site do “Sputniknews - Brasil”, destacando que Professor de jovem promessa da Astronomia Brasileira (Mylena Peixoto) critica falta de apoio do governo à ciência.

Duda Falcão

CIÊNCIA – OPINIÃO

Professor de Promessa da Astronomia
Brasileira Critica Falta de Apoio
do Governo à Ciência

Sputnik News Brasil
28/08/2017 - 21:17
Atualizado 29/08/2017 - 12:47

© Foto: Reprodução

Em entrevista à Sputnik, o presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls, Marcelo de Oliveira Souza, professor da jovem astrônoma Mylena Peixoto, que, aos 17 anos, ganhou uma nova bolsa para estudar na NASA, criticou a falta de investimentos em ciências no Brasil, afirmando que o país está indo na contramão com novos cortes no setor.

Conhecida pelo trabalho de descoberta de cinco asteroides há dois anos, no Norte Fluminense, durante uma pesquisa junto ao Clube de Astronomia de Campos dos Goytacazes, Mylena está indo pela segunda vez para os EUA à convite da NASA, onde participará da Jornada Internacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em outubro. Estudante dedicada, a adolescente é uma grande promessa da astronomia brasileira. Seu sonho, porém, é continuar os estudos no exterior e, se possível, trabalhar na agência espacial dos Estados Unidos.

A jovem cientista de Campos, no Rio de Janeiro, conheceu a NASA no ano passado, para participar de eventos e realizar um curso de análise de imagem. Essa oportunidade só foi possível graças ao projeto Caça aos Asteroides, que reúne pesquisadores de todo o mundo com o objetivo de observar a movimentação de objetos celestes.

© Foto: Reprodução
Mylena em almoço com o astronauta
Donald Alan Thomas, na sede da NASA

Em entrevista à Sputnik Brasil, Mylena explicou que, nesse projeto, em 2015, ela e outros jovens estudantes se dedicaram a analisar imagens captadas por um telescópio instalado no Havaí, através de um software, e enviar relatórios sobre elas de volta para os EUA, com a ajuda do professor Marcelo Oliveira, presidente do Clube de Astronomia e pesquisador da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Um mês depois, veio o resultado, a descoberta de cinco asteroides. 

"Foi um momento muito marcante", lembra a menina.

Ao contrário da primeira vez, quando teve que pedir ajuda de várias pessoas para pagar os custos da viagem, a estudante viaja agora com tudo pago pelas autoridades norte-americanas, graças ao ótimo desempenho em um processo de seleção complicado e sigiloso do qual participou.

Pessoal,
Eu só tenho a agradecer à todos por tantas mensagens de
incentivo e carinho. É um momento de muita emoção para
todos nós, e receber esse apoio é fundamental. Poder
compartilhar os meus  sonhos e minhas conquistas
com tanta gente é algo muito gratificante. Estarei
tentando ao máximo responder à todos. 
Abraço de gratidão.

"O processo de seleção envolveu notas, a vida acadêmica, o histórico tanto pessoal quanto acadêmico, uma redação em inglês contando toda minha vida…", disse ela, destacando alguns pontos da seleção.

Muito importante para esse sucesso de Mylena nos estudos foi o apoio dado pelo professor Marcelo, que relata ter percebido um aumento no interesse dos jovens pela ciência, apesar da falta de um amparo maior por parte do governo.

"Qualquer país que queira criar um futuro melhor para essas novas gerações precisa investir em ciência, precisa investir em educação. E o Brasil parece que, neste momento, está indo na contramão, reduzindo os investimentos nessas áreas", criticou o especialista.

Apesar dessa triste tendência, ainda de acordo com o astrônomo, é preciso ter esperança.

"Eu acredito que essa juventude e o interesse que ela tem despertado mostrem a importância dela [da ciência] para o nosso país", afirmou ele, explicando que essa é uma forma eficiente de aplicar recursos no futuro nacional. 

Se depender de Mylena, mesmo que ela precise concluir sua formação científica no exterior, o Brasil terá o seu apoio. 

"Eu tenho muita vontade de construir minha carreira no exterior, mas quando eu retornar, preparar o Brasil, ajudar o Brasil a evoluir também."


Fonte: Site Sputniknews - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Bom leitor como já dissemos aqui no Blog anteriormente essa jovem realmente é uma menina de grande futuro, e a partir de agora tentaremos acompanhar a sua trajetória, parabéns Mylena, sucesso sempre. Aproveitando a oportunidade quero aqui tecer algumas palavras sobre o grande e relevante trabalho que o Prof. Marcelo de Oliveira, seus alunos e o Clube de Astronomia Louis Cruls vem realizando há anos na Área de Astronomia em Campos dos Goytacazes-RJ. O Prof. Marcelo é daqueles que metem a mão e realiza, corre atrás, não fica esperando as coisas acontecerem, é “GENTE QUE FAZ”, e por conta disso vem alcançando com seus alunos este reconhecimento, tanto a nível nacional como internacional. Infelizmente ainda não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente e espero quem sabe um dia fazê-lo, ou mesmo entrevista-lo para assim poder divulgar os seus planos e projetos para o futuro. Se bem não estiver enganado, o Clube de Astronomia Louis Cruls esteve a um tempo atrás envolvido com uma parceria com a nossa Agencia Espacial de Brinquedo (AEB), bem como também em um projeto de Cubesat que não sei se foram adiante, enfim... Sucesso ao Prof. Marcelo Oliveira e equipe. Já quanto a falta de apoio do governo a ciência citada nesta matéria pelo Prof. Marcelo, já disse o que penso no comentário que fiz na nota do Projeto Sírius.

Comentários