Centro de Lançamento de Alcântara Realiza Novo Lançamento de Foguete

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria muito interessante postada dia (22/09) no site “G1” do globo.com, destacando que na tarde da quinta-feira passada (21/09) foi lançado com sucesso, mais um "Foguete de Treinamento Intermediário (FTI)"  do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

MARANHÃO

Centro de Lançamento de Alcântara
Realiza Novo Lançamento de Foguete

O lançamento do foguete faz parte do programa da Agência Espacial
Brasileira (AEB), que pretende colocar satélites em orbita.

Por G1 MA
22/09/2017 - 10h04
Atualizado 22/09/2017 - 10h04

Centro de Lançamento de Alcântara realiza novo lançamento de foguete.

Foi lançado na tarde dessa quinta-feira (21), um foguete de treinamento no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), a 89 km de São Luís. A ação consiste em mais um passo do Programa Espacial Brasileiro em colocar satélites em orbita.

Com cinco metros e meio de comprimento e 30 quilos, o foguete atingiu 46,5 quilômetros de altitude em três minutos e 46 segundos, e caiu no mar a 76 quilômetros da plataforma de Alcântara. O lançamento marcou o fim do projeto VLS e a Agência Espacial Brasileira (AEB) trabalha em um desenvolvimento de um VLM, um tipo de foguete adaptado para pequenos satélites. O primeiro teste com o foguete deve ocorrer até 2020 na península de Alcântara.

(Fotos: Reprodução/TV Mirante)
Novo foguete é testado no Centro de
Lançamento de Alcântara (CLA). 

O programa foi seguido por duas missões, uma realizada na cidade de São José dos Campos em São Paulo, onde estão concentradas as principais ações do programa espacial brasileiro e uma outra localizado no CLA no Maranhão. Com a retomada do projeto espacial, a intenção é que o CLA seja ampliado em mais 12 mil hectares, que já possui um território de 62 mil hectares.

O Ministério Público Federal (MPF), a Advocacia-Geral da União (AGU) e Justiça Federal estão acompanhando os detalhes do projeto de expansão que acontece no momento em que o Governo Federal retomou as negociações para o uso internacional do Centro de Lançamento de Alcântara. O projeto de expansão vem enfrentando resistência por parte das comunidades que vivem nessa área, principalmente por se tratar de uma área em vivem várias comunidades quilombolas, que não aceitam sua retirada do local.

Uso de Alcântara está sendo negociado com
os Estados Unidos, Rússia, França e Israel. 

Hilton de Melo, procurador federal, diz que ainda existem pontos da expansão que ainda sejam explicados. “O plano geral de dessa expansão, ou consolidação como se queira chamar, ainda tem lides com tornos muito mal explicados, a gente ainda precisa obter melhores esclarecimentos”, explica.

O coronel Luciano Rechiuti, diretor do CLA, diz que a intenção é retomar os diálogos para convencer os quilombolas que a expansão do centro é estratégica para o país. “O diálogo tem sido buscado pelo Governo Federal porque esse não é um projeto da Força Área ou do Comando da Aeronáutica, são projetos de Brasil. Estamos aqui totalmente prontos para trabalhar tanto com as empresas nacionais e internacionais ou governos do Brasil ou governos de outras nações, no intuito de realizar lançamento de foguetes estamos preparados para isso”, explica.

Expansão do Centro de Lançamento de Alcântara enfrenta resistência
por parte das comunidades quilombolas que vivem no local. 

OBS: Abaixo segue a matéria da TV Brasil sobre este lançamento exibida pela emissora no dia 22/09.



Fonte: Site “G1” do globo.com – 22/09/2017

Comentário: Só lembrando leitor de que o próximo lançamento no mês que vem citado na matéria muito provavelmente é a tal "Operação Mutiti", e eu estou muito curioso para conhecer seus objetivos. Aproveitamos para agradecer publicamente ao nosso leitor Jahyr Jesus Brito pelo envio dessa notícia e dos vídeos.

Comentários

  1. Segundo circula na Espaçovia a tal MUTITI não ocorrerá mais esse ano.
    O que esperar mais desse PEB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Indignado!

      O que seria esta Espaçovia? Algum fórum ou página na net oficial? Até onde sei a "Operação Mutiti" está sim confirmada e deverá ocorrer ente Outubro e Dezembro desse ano.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. recado ao Indignado!, procurei essa notícia na AEB , no CLA , na FAB , no DCTA e no IAE , o que Indigna é que a notícia não foi apresentada em nenhum lugar, eu pergunto em quem nós Brasileiros podemos acreditar em um país que os Mercenários que nascem aqui se vendem aos EUA e fazem tudo para transformar essa Nação em Colônia Eterna, triste Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário