Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Natal Acompanha Lançamento Durante VII FOPI

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (19/09) no site do “Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)”, destacando que o Centro recebeu a visita de uma Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Natal.

Duda Falcão

Notícias

Comissão de Ciência e Tecnologia da
Câmara Municipal de Natal Acompanha
Lançamento Durante VII FOPI

CLBI
19/09/2017


O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno recebeu a visita da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Natal, acompanhada pelo Assessor do Comando de Preparo e Emprego, Brigadeiro do Ar Cláudio Alves da Silva, nos dias 11 (abertura do Fórum), 14 (encerramento do Fórum e lançamento de um Foguete de Treinamento Básico - FTB) e 15  de setembro (visita institucional).

Durante a Cerimônia de Abertura do Fórum, os vereadores Robson Carvalho e Sueldo Medeiros, membros da Comissão, ouviram dos interlocutores das Organizações responsáveis pela realização e apoio ao Fórum, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, a Agência Espacial Brasileira, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a importância da iniciativa e a relevância de fomentar eventos direcionados ao incentivo e disseminação de projetos na área de ciência, tecnologia e inovação do setor aeroespacial.

A visita às instalações do Centro foi dividida em dois momentos – na quinta-feira, 14, os vereadores Robson Carvalho e Sueldo Medeiros acompanharam a cronologia final e ao lançamento do FTB, evento inserido na programação do Fórum (conheceram a importância do treinamento de operadores e manutenção operacional de sistemas e equipamentos); e no dia 15 os legisladores visitaram as instalações do CLBI - Seção de Preparação e Lançamento, a Estação Natal (responsável pelo rastreamento dos veículos lançados pelo Centro Espacial Guianês, fruto de Acordo Internacional com a Agência Espacial Europeia) e o Centro Vocacional Tecnológico Espacial sob coordenação da Agência Espacial Brasileira (AEB) que tem previsão de ser inaugurado em outubro próximo, voltado para atividades tecnológicas e educacionais de interesse da AEB, com foco na difusão do acesso ao conhecimento científico e transferência de conhecimentos técnico-tecnológicos na área, tendo sido escolhida a região por sua vocação espacial.

O Diretor do Centro, Coronel Aviador Paulo Junzo Hirasawa, fez um balanço positivo da visita, não somente pela aproximação da importante Comissão da Câmara, mas também de conhecer as potencialidades do Centro de Lançamento bem como vislumbre de futuras atividades conjuntas e/ou conveniadas. "A visita cumpriu o seu papel. A comunidade local, por meio da Câmara Municipal, conheceu as atividades operacionais de lançamento e de rastreamento bem como as de pesquisa básica e aplicada, identificando várias áreas em que se pode desenvolver, principalmente de fomentar o interesse pelo setor espacial, que o futuro não poderá prescindir".

Comissões da Câmara Municipal de Natal


As comissões temáticas e permanentes são responsáveis por receber e dar parecer aos Projetos de Lei antes que os mesmos sejam apreciados em plenário.

Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Natal

Ney Lopes Jr. (PSD) – presidente
Robson Carvalho (PMB) - vice-presidente
Franklin Capistrano (PSB)
Sueldo Medeiros (PHS)
Chagas Catarino (PDT)



Fonte: Site do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)

Comentário: A FAB que me desculpe pela sinceridade, mas convidar esses dois Pinguins (desta vez um preto e um cinza) para participar deste evento não passou de mais uma ação infrutífera e que não irá resultar em nada de produtivo. Deveriam ter convidado também o IBAMA, rsrsrsrs.

Comentários