Galera do Programa Garatéa Realiza Com Sucesso Evento do Projeto Garatéa-ISS em São Paulo

Olá leitor!

Como anunciamos aqui no Blog que ocorreria na semana passada, a galera do Programa Garatéa (a mesma envolvida com a fantástica Missão Lunar Brasileira Garatéa-L) realizou com sucesso no dia 01/09 (sexta-feira), um evento para formalizar a participação do Colégio Dante Alighieri (São Paulo) em um dos projetos deste programa, mas precisamente no Projeto Garatéa-ISS, projeto este que visa o envio de um experimento educacional de uma escola de ensino médio brasileira para ser testada nos laboratórios da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), estação esta que se encontra no momento em órbita da Terra.

Segundo fui informado pelo Eng. Lucas Fonseca (coordenador do Programa Garatéa) o Projeto Garatéa-ISS é fruto de uma parceria com a NASA para que esse experimento brasileiro possa fazer parte da decima segunda edição do programa “Student Spaceflight Experiments Program (12th SSEP), sendo esta a primeira vez que um experimento não americano ou canadense voará por este programa.

O evento da sexta feira ocorrido na sede do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, contou com a participação dos alunos e professores deste colégio, bem como do reitor do Instituto Mauá de Tecnologia, João Carlos Souza Junior, do presidente do Dante, José Luiz Farina (que fez a abertura do evento) e também de 70 alunos carentes de escolas de Cotia-SP e da favela Paraisópolis em São Paulo, todos eles ligados a ONGs e outras instituições. Vale também ressaltar a participação da Coordenação dos CEUs do bairro de Campo Limpo que foi a responsável pela organização e deslocamento desses alunos até a sede do Colégio Dante Alighieri. As ONGs e escolas envolvidas foram:

* Instituto Tiago Camilo – ONG localizada em Paraisópolis e ligada ao judoca brasileiro Tiago Henrique de Oliveira Camilo, campeão mundial, vice-campeão olímpico e tricampeão pan-americano.

* Centro de Educação Luminar – ONG localizada em Cotía-SP ligado ao Templo Zulai mantido pela Comunidade Chinesa de Cotia.

* Colégio Âncora - localizado na cidade de Cotía-SP e segundo o Eng. Lucas um dos projetos educacionais mais significativos já visto por ele.

Segundo o Blog foi informado esses alunos carentes tomarão uma vez por semana aulas sobre o espaço no Colégio Dante Alighieri, e ao lado dos alunos do colégio e da comunidade em geral participarão de uma competição para escolher dois patchs (logos) para assim voarem nesta missão, como parte do acordo com a NASA de participação neste programa.

O Eng. Lucas Fonseca finalizou informando que o võo deste experimento está previsto para ocorrer entre maio e julho de 2018, mas dependerá da SpaceX, que como sabemos vem atrasando muito os seus voos.

Veja abaixo leitor dois vídeos produzidos durante o evento pelos alunos do Colégio Dante Alighieri, bem como uma matéria realizada pela Rádio Jovem PAN.

Duda Falcão

Comentários