GFRJ da UERJ Realiza Importante Visita ao IAE

Olá leitor!

No último dia 21/08 aconteceu um importante encontro no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) que em nossa visão merece ser citado aqui no Blog, pois pode assim servir de exemplo para outras equipes universitárias de Foguetemodelismo do país, e também de Espaçomodelismo, neste caso com relação ao INPE. Afinal galera vocês são o futuro das atividades espaciais realizadas no Brasil e precisam está antenados com o que está acontecendo nestes institutos e também sobre as suas necessidades.

Pois então leitor, uma vez mais com o estimável apoio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), na pessoa de seu coordenador, o Prof. Joao Batista Garcia Canalle, alguns dos lideres do “Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro (GFRJ)” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), estiveram visitando as instalações do IAE, onde foram muito bem recebidos pelos profissionais deste instituto.

Segundo a nota divulgada na página oficial do GFRJ no Facebook, além dos lideres da equipe (ai incluindo o Prof. Canalle, orientador do Grupo) terem participado de uma importante reunião com os profissionais deste instituto, onde entre outras coisas, foram discutidos pontos sensíveis do programa, como recursos humanos para o PEB e a regulamentação de espaço aéreo para as atividades de Foguetemodelismo no país, a galera teve também a oportunidade de conhecer as instalações da Divisão de Aerodinâmica (ALA) e da Divisão de Propulsão Espacial (APE), onde então tiveram acesso a informações do projeto do Foguete de Sondagem VS-50 com os seus principais colaboradores.

Vale aqui também registrar a cordial recepção que a galerinha do GFRJ e o seu orientador (Prof. Canalle) receberam do Brigadeiro Augusto de Castro Otero (Diretor do IAE), da 2º Ten Isabele (Chefe da Comunicação Social do IAE), do Major Élcio (Gerente do Projeto SARA), do Major-aviador Clóvis e do Sargento Molinari, durante toda a estadia deles no instituto, registrada que foi nas fotos abaixo.


Na esperança de que esta iniciativa do GFRJ venha estimular outros grupos universitários de Foguetemodelismo e Espaçomodelismo do país a visitarem o IAE, o INPE, bem como também o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), dois outros importantes institutos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando da Aeronáutica (COMAER) envolvidos com o PEB, o Blog BRAZILIAN SPACE traz esta importante iniciativa deste ativo grupo de fogueteiros da UERJ. Parabéns a todos vocês, que sirva de exemplo a outros grupos espalhados pelo país.

Duda Falcão

Comentários

  1. Boa tarde Duda.
    Fico feliz pelo Canalle e equipe terem visitado o IAE.
    Em abril/2017, a convite do Prof.Dr.Bezerra, estivemos também visitando o IAE, tanto na área de Propulsão Líquida quanto na área de eletrônica embarcada. Anteriormente, em evento coordenado pela Dra.Ana Avelar, estivemos visitando os vários túneis de vento do IAE, ITA e o de hipervelocidades do IEAv.
    Fizemos também 6 lançamentos de minifoguetes no MAB, como culminância de oficina de foguetes junto à uma turma do ITA, pupilos do Dr.Bezerra e visitamos o LIT, onde fomos gentilmente recebidos pelo Prof.Dr. José Sérgio.
    Os alunos do ITA nos presentearam, cavalheirescamente, com uma obra sobre foguetemodelismo, que muito nos honrou.
    Essa integração é muito válida, em nossa opinião e, acreditamos, o IAE deva retomar os programas de fomento às atividades espaciais amadoras (estudantis), como fazia na década de 70, sob a chefia do saudoso Cap.Basílio Baranoff, já falecido e incentivada pelo então diretor do IAE, Brigadeiro Piva (à época Coronel).

    Um abraço,

    Gontran
    CEGAPA
    Pelotas - RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulinho!

      Fico contente em saber essa notícia, e ainda mais em saber que o IAE retornará com os programas de fomento às atividades espaciais amadoras, mas ao mesmo tempo fico chateado contigo, pois a passagem do CEGAPA por São José dos Campos deveria ter sido divulgada adequadamente pelo BLOG, mais eu não fui avisado e não tenho bola de cristal gaúcho cabeça dura, rsrsrsrs. De qualquer forma parabéns a você amigo, ao CEGAPA e ao IAE/OTA;IEAv e seus profissionais por esta iniciativa.

      Saudações da Bahia e um grande abraço.

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário