quarta-feira, 11 de outubro de 2017

ASTROFOG - Clube de Astronomia de PE Realizá em Novembro Competição de Foguetes

Olá leitor!

Você que é um amante das nossas atividades espaciais e um assíduo leitor do Blog BRAZILIAN SPACE já deve ter percebido que a cultura espacial e astronômica vem se espalhando rapidamente entre nossos jovens de todas as idades, seja através dos eventos realizados por Universidades, pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), pela Associação Brasileira de Minifoguetes (ABMf), pela Associação COBRUF, pelos grupos de fogueteiros amadores ou mesmo por iniciativas de grupos de astronomia espalhados pelos quatro cantos do país e até mesmo por eventos que contam com a participação de nossa vergonhosa Agencia Espacial através de seu mal conduzido Programa AEB Escola. Um movimento forte e consistente que tende a crescer apesar do caos e dos desmandos que infelizmente afetam o desenvolvimento espacial brasileiro.

Pois então leitor, você lembra do Colégio Santa Maria da cidade de Cabo de Santo Agostinho (região metropolitana do Recife-PE)? Não lembra? Pois é, este colégio em outubro do ano passado (veja aqui) trouxe para esta cidade pernambucana o Dr. Ivan G. Paulino de Lima, pesquisador brasileiro do “Universities Space Research Association (USRA)” e do “Blue Marble Space – Institute of Science”, ambas instituições vinculadas à NASA, para assim ministrar uma palestra para alunos e professores desse Colégio, bem como participar da abertura de uma competição de foguetes que na época contou com o apoio da empresa Bandeirante Foguetes Educativos.

Então leitor, acontece que este primeiro contato com a cultura espacial foi tão positivo e despertou tanto interesse entre professoras e alunos deste Colégio que, resultou na criação do “ASTROFOG - Clube de Astronomia e Foguete do Colégio Santa Maria”.

Para o leitor ter uma ideia do comprometimento da diretoria do Colégio Santa Maria com esta iniciativa, além dos seus diretores terem cedido uma sala toda equipada para as atividades do ASTROFOG, um curso de uma semana na NASA (Houston-Texas) já esta programado para uma turma de alunos do Colégio em 2018, e agora em novembro está programado a realização da “II Competição de Foguetes do CSM”, que mais uma vez contará com o apoio da empresa Bandeirante Foguetes Educativos de Recife-PE.

O Blog BRAZILIAN SPACE gostaria aqui de parabenizar a direção, professores e alunos do Colégio Santa Maria pela decisão visionaria de abraçar a cultura espacial, pois ela já é uma realidade no dia-a-dia da sociedade humana, e como tal, precisamos inserir esta cultura entre os nossos jovens, pois deles depende o futuro de nossa nação bem como o futuro da sociedade humana que caminha a passos largos para o espaço.

Duda Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário