COBRUF Rockets 2017: Equipes Brasileiras Participam de Palestra Ministrada Diretamente da NASA

Olá leitor!

Durante a recente COBRUF Rockets 2017, realizada de  25 a 30/09 no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), a Associação COBRUF (promotora do evento), promoveu uma palestra transmitida ao vivo do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA ministrada pelo Eng..Gustavo H. X. Shiroma, engenheiro brasileiro que trabalha neste Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Segundo fui informado ao longo da palestra, os participantes puderam aprender sobre o radar de abertura sintética, cuja tecnologia foi utilizada pela Sonda Cassini para mapear a lua Titã (do planeta Saturno), pela Sonda Magellan, em Vênus, e pelo Ônibus Espacial Endeavour, e que serve a uma grande variedade de aplicações: topografia, cartografia, geologia, hidrologia, glaciologia, agricultura e também a aplicações de segurança e planejamento urbano. Este tipo de radar é um dos principais e mais avançados instrumentos de sensoriamento remoto da atualidade.


O jovem engenheiro brasileiro incentivou também aos estudantes à exploração espacial, ao compartilhar sua trajetória e abordar sua prévia atuação na indústria aeroespacial brasileira.

Fonte: NASA/JPL
Ilustração Artística da sonda Cassini e 
seu radar em órbita de Saturno.

Vale lembrar que o NASA Jet Propulsion Laboratory (JPL) é um dos principais centros de desenvolvimento cientifico e tecnológico da Agência Espacial Americana, responsável pela maioria das suas missões à Marte. Esta palestra foi viabilizada pela Associação COBRUF através de videoconferência, ministrada diretamente do JPL direto para o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim-RN, e teve como objetivo aproximar os grupos aeroespaciais universitários do país aos mais altos níveis de excelência em exploração espacial profissional no mundo.

Duda Falcão

Comentários