terça-feira, 24 de outubro de 2017

IEAv e UNESP Desenvolvem Sensor Óptico

Olá leitor!

Segue uma nota postada dia (20/10) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que o instituto em parceria com a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) desenvolveram Sensor Óptico.

Duda Falcão

IEAv e UNESP Desenvolvem Sensor Óptico

IEAv
20/10/2017

Pesquisadores do IEAv e da Unesp desenvolvem um sensor óptico capaz de detectar ultrassom e perturbações térmicas, com alta precisão e baixo custo. Este tipo de sensor pode ser utilizado para monitoramento de fabricação de componentes de uso aeroespacial em tempo real.

Espera-se com isso, assegurar a qualidade e a segurança de tais componentes, evitando-se possíveis falhas em operação. Como exemplo, pode-se citar o emprego do sensor em inspeção não-destrutiva e sem contato em processos como soldagem, revestimento, tratamento de superfície, manufatura aditiva e furação, todos baseados em tecnologia laser.

O sensor também apresenta potencial para fornecer informações em tempo real, de maneira a se corrigir eventuais não conformidades automaticamente, durante o processo de fabricação.

Parte dos resultados deste trabalho foram publicados na forma de artigo científico em importante periódico internacional na área de Óptica, o Applied Optics, sob título "Optical beam deflection sensor: design and experiments," Appl. Opt. 56(28), 8005-8013 (2017), de autoria de João M. S. Sakamoto, Renan B. Marques, Cláudio Kitano, Nicolau A. S. Rodrigues, e Rudimar Riva.


O artigo completo pode ser obtido pelo Portal de Periódico Capes.

Figura 1 - Desenho esquemático do sensor óptico.
Figura 2 - Página na internet da revista Applied
Optics com o sensor desenvolvido no IEAv.


Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Nenhum comentário:

Postar um comentário