INPE Realiza Capacitação no Uso de Plataforma Para Monitoramento de Queimadas

Caro leitor!

Segue abaixo leitor uma nota postada ontem (09/10) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto está realizando capacitação no uso de plataforma para Monitoramento de Queimadas.

Duda Falcão

INPE Realiza Capacitação no Uso de
Plataforma Para Monitoramento de Queimadas

Segunda-feira, 09 de Outubro de 2017

De 9 a 11 de outubro, especialistas e gestores participam da Capacitação em Monitoramento Ambiental com a Plataforma TerraMA2Q, ferramenta desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para aprimorar a análise e alerta de queimadas e incêndios florestais.

Realizado na sede do INPE, em São José dos Campos (SP), o curso é gratuito e reúne profissionais de tecnologia da informação e ciências aplicadas ao monitoramento ambiental e, também, gestores de instituições que atuam no planejamento de ações decorrentes da interferência do homem no meio ambiente.

Entre as atividades, destaca-se a oficina para a construção de um sistema de monitoramento ambiental e a abordagem de temas como infraestrutura de dados espaciais dinâmicos. Haverá, ainda, estudo de caso sobre incêndio em território indígena.

A capacitação é um dos resultados de projeto financiado pelo Banco Mundial para “desenvolver e disseminar uma plataforma de monitoramento, análise e alerta de queimadas e incêndios florestais para subsidiar a tomada de decisões de gestores ambientais”.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários