segunda-feira, 2 de outubro de 2017

O Programa GLOBE da NASA e o Brasil

Olá leitor!

Você tá lembrado de uma nota publicada aqui no Blog em agosto passado tendo como origem a nossa Agencia Espacial Brinquedo (AEB) informando que a mesma havia entregado Estações Meteorológicas as escolas públicas e particulares do DF? (veja aqui)

Pois então, no dia 06/09 a TV NBR do Governo Federal exibiu uma interessante reportagem sobre essa iniciativa que eu trago agora para você.


Confesso leitor que a interatividade dessa Agencia (sem rumo e com gestão discutível) com esse Programa GLOBE da NASA me causa grande preocupação e pergunto, há alguma contrapartida por parte dos americanos fornecendo ao Brasil dados meteorológicos semelhantes de seu território? Porque então temos de fazer o mesmo? Qual a motivação real disso?

Bom, para os menos antenados é necessário informar que, em qualquer ação militar informações precisas e confiáveis sobre pressão atmosférica, temperatura e humidade (se é que é só isso mesmo que essas estações fazem) de uma região de interesse estratégico militar, é muito importante para se estabelecer qualquer eventual ação militar nesta região (estamos falando aqui leitor de Brasília, mas serve para qualquer região do país), isto é planejamento estratégico, visão e feito com os recursos e a própria ignorância do povo da região pesquisada, rsrsrsrs, magnifico.

Desde o ataque as Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001, os órgãos públicos de inteligência, segurança, de ciência e tecnologia bem como de fiscalização do governo americano tem atuado integrados sob uma mesma política, e uma das vertentes desta politica é justamente a coleta de dados para assim (se for necessário) estabelecer um planejamento de ação visando proteger o povo americano de qualquer nova agressão ao seu território ou mesmo aos seus interesses.

O engraçado é que mesmo sendo a maior potencia do planeta, o ataque de 11 de setembro demonstrou que o Sistema de Defesa Americano era falho, pois não previa todos os universos possíveis e imagináveis além da clara falta de integração de seus órgãos de inteligência e segurança, o que gerou um caos, possibilitando assim o resultado fatídico que conhecemos.

Sempre disse aqui no Blog que nada neste universo em que vivemos ocorre por acaso, tudo ou qualquer ação é motivada por algo, seja na sua vida pessoal, profissional ou mesmo entre governos. Defesa leitor é algo extremamente sério para qualquer nação do mundo e como tal deve ser conduzida com a seriedade, responsabilidade e visão estratégica, afinal não existe essa coisa de nações amigas, isto papo furado, existe sim interesses convergentes entre nações, quando existem, mais nos bastidores a realidade é outra, e leva vantagem quem está mais preparado e antenado com a realidade vigente. Os americanos aprenderam sua lição, já o Brasil está longe sequer de ter compreensão de sua própria estupidez e infantilidade.

Duda Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário