sexta-feira, 13 de outubro de 2017

SNCT Terá Oficinas de Nanossatélites

Caro leitor!

Segue abaixo leitor uma nota postada hoje (13/10) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) terá oficina de nanossatélites.

Duda Falcão

SNCT Terá Oficinas de Nanossatélites

Sexta-feira, 13 de Outubro de 2017

Oficinas de cubesats, simulando algumas das funções deste tipo de nanossatélite, estão entre as atividades promovidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano acontece de 23 a 29 de outubro sob o tema “A Matemática está em Tudo”.

A SNCT é realizada em todo o Brasil e, no Vale do Paraíba, várias atividades serão realizadas em parceria pelo INPE, Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) e Universidade Estadual Paulista (UNESP), com apoio da Associação de Especialistas Latino americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER Brasil).

Os participantes das oficinas de cubesats terão a oportunidade de conhecer atividades fundamentais na formação de recursos humanos para o setor espacial brasileiro, realizadas pelo INPE em parceria com universidades, bem como o projeto escolar Ubatubasat, que resultou no lançamento do primeiro satélite no mundo feito por estudantes de ensino médio. As oficinas também abordarão o Programa de Capacitação Tecnológica em Engenharia Espacial do INPE.

Oficinas serão ministradas por especialistas do INPE no campus de São José dos Campos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) para alunos desta instituição.

Para o público em geral, especialmente estudantes de ensino médio, haverá oficinas de cubesats no campus da UNESP no Parque Tecnológico de São José dos Campos no dia 27 de outubro.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site da SNCT 2017 no Vale do Paraíba: http://www.cemaden.gov.br/snct2017/.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário