terça-feira, 12 de dezembro de 2017

INPE Inicia Obras de Expansão do LIT Para Montagem e Testes de Satélites Maiores

Caro leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (11/12) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto deu inicio as obras de expansão do Laboratório de Integração e Testes (LIT).

Duda Falcão

INPE Inicia Obras de Expansão do LIT Para
Montagem e Testes de Satélites Maiores

Por INPE
Publicado: Dez 11, 2017

São José dos Campos-SP, 11 de dezembro de 2017

Em 18 de dezembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) começa as obras da primeira etapa do Projeto de Expansão do LIT – Laboratório de Integração e Testes. Com a ampliação desta infraestrutura em São José dos Campos, o Brasil estará apto a realizar todo o processo de montagem e ensaios exigidos para o lançamento de satélites de grande porte (com peso de 6 toneladas e6,5 metros de altura). Hoje, o LIT realiza atividades para satélites de aproximadamente 2 toneladas.

A primeira etapa consiste na construção de 5.600 m². A obra considera as características arquitetônicas e funcionais do LIT, adaptadas para as dimensões e funcionalidades necessárias a estes sistemas espaciais de maior porte.Atualmente, o laboratório dispõe de uma área construída de 22.000m².

O novo edifício deve comportar um ambiente com área de 940m² no pavimento térreo para a instalação de uma câmara para ensaios de carga útil de satélites de telecomunicações. Ainda no térreo haverá uma câmara de pequeno porte para testes eletromagnéticos, câmaras de “campo próximo”de diferentes tamanhos para ensaios de antenas, além de ambientes para instalação de sistemas para ensaios de vibração.

O subsolo do novo prédio abrigará, além de equipamentos para testes, a infraestrutura necessária para o seu funcionamento, como subestação, sala para ventiladores, no-breaks, entre outras funcionalidades.

Inaugurado há 30 anos, o LIT/INPE equipara-se aos melhores laboratórios do gênero no mundo, sendo o único em sua categoria no Hemisfério Sul, com capacidade para a realização de atividades de montagem, integração e testes de satélites e seus subsistemas. Especialmente projetado e construído para atender às necessidades do Programa Espacial Brasileiro, o LIT atua também na qualificação de produtos industriais que exijam alto grau de confiabilidade, em setores diversos como telecomunicações, automotivo, informática e médico-hospitalar.

Quiosques

As obras para a expansão do LIT serão realizadas em diversas etapas. Para esta, que é a fase 1, será necessária a desmontagem de quiosques na área da ADC-INPE. Durante esta etapa, será implantado o canteiro de obras (containers, tapumes, ligações provisórias, placa da obra etc.) e o remanejamento das malhas de aterramento do edifício existente. Também haverá o remanejamento das descidas de águas pluviais na área de interferência com a nova construção, bem como o arruamento provisório do entorno do canteiro de obras.

Ainda nesta fase haverá a remoção das árvores no local da construção, execução de terraplenagem (movimentação de terra, corte e aterro do terreno, reposição com solo cimento e ensaios de compactação), execução de fundações, muros de arrimo e caixa de brita, reurbanização do pátio das manobras,entre outras atividades.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário