Inscrições Abertas Para Missão no Habitat Marte da UFRN

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (03/01) pelo site do jornal “Tribuna do Norte” destacando que inscrições foram abertas pela UFRN para a segunda missão (a primeira de 2018) do Habitat Marte, inscrições estas que são direcionadas para estudantes universitários, professores e profissionais em geral.

Duda Falcão

Inscrições Abertas Para Missão
no Habitat Marte da UFRN

Tribuna do Norte
Publicação: 03-01-2018 - 13:12:00

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da primeira missão de 2018 do projeto habitat Marte, estação de pesquisas onde são desenvolvidas simulações de experiências no planeta vermelho. A ação é promovida pela Universidade Federal do Rio Grande no Norte (UFRN) e terá 48 horas de duração, entre os dias 19 e 21 de janeiro.

Primeira simulação do projeto aconteceu em dezembro do ano passado.

Podem se candidatar estudantes de universidades, professores e profissionais em geral, para o desenvolvimento de pesquisas na missão. As equipes podem ser de quatro a cinco membros que devem apresentar propostas de pesquisas individuais ou em conjunto.

A primeira missão do Habitat Marte aconteceu de 8 a 10 de dezembro de 2017, quando três estudantes e o professor da UFRN, Júlio Rezende, realizaram atividades como a coleta de amostras de solo e minérios, observação astronômica, avaliação e melhoria dos sistemas de apoio à vida na estação.

O calendário de missões em 2018 pode ser visualizado no edital de seleção ou no site, onde também  estão disponíveis outras informações sobre o Habitat Marte.

Montado no município de Caiçara do Rio do Vento, a 100 quilômetros de Natal, p Habitat Marte ocupa uma estrutura de 56 m² dentro do Núcleo de Pesquisa em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do Semiárido (NUPECS). Essa é a primeira estação de pesquisa do hemisfério sul com simulação de uma experiência no planeta vermelho, que tem com o principais objetivos estimular, apoiar e promover a educação espacial, a pesquisa sobre sustentabilidade em Marte e no semiárido, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias, assim como a transformação de ideias em produtos no campo das engenharias.

O edital está disponível no endereço eletrônico: https://goo.gl/y5Dakd.

Outras informações também podem ser obtidas pelo e-mail: juliofdrezende@hotmail.com.


Fonte: Site do Jornal Tribuna do Norte - 03/01/2018

Comentário: Acredito que essa notícia seja do interesse de alguns de nossos leitores acadêmicos e outros profissionais.

Comentários