AEB Destaca a Importância do Programa Espacial na Campus Party Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (13/04) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que a Agência destaca a importância do Programa Espacial durante a realização Campus Party Brasil em Natal.

Duda Falcão

AEB Destaca a Importância do
Programa Espacial na Campus Party

Coordenação de Comunicação Social
Publicado em: Brasília, 13 de abril de 2018


A Agência Espacial Brasileira (AEB) está presente na maior imersão tecnológica do mundo, a Campus Party Brasil que teve início na última quarta-feira, 11 de abril, em Natal (RN).  O Programa Espacial Brasileiro (PEB), seus benefícios e aplicações estão sendo apresentados ao público nesta edição da Campus Party.

A Campus Party na capital potiguar tem muito a mostrar para o público, pois a cidade já desenvolve diversas atividades na área espacial, especialmente no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e, recentemente, no Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-Espacial), inaugurado pela AEB, em novembro de 2017, com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pela área espacial.

A consolidação do Programa Espacial Brasileiro que acontece por meio do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) foi tema da palestra ministrada na quarta-feira (12.04) pelo engenheiro e tecnologista da AEB, Cristiano Trein. “Na versão 2012 a 2021 do PNAE propõe-se uma série de projetos que desenham o caminho do Brasil em direção a uma crescente autonomia em relação as suas atividades espaciais”, afirmou Cristiano.

No mesmo dia, o engenheiro Cristiano Vilanova, também da AEB, falou sobre o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado no dia 4 de maio da Base de Kourou, na Guiana Francesa.

Cristiano foi um dos técnicos da AEB que participou do programa de transferência e absorção de tecnologia do SGDC em Cannes, na França. Em sua palestra ele ressaltou o processo de integração do SGDC, pontuando que o conhecimento adquirido naquele projeto poderá ser aplicado na construção de outros satélites.

CVT-Espacial

Nesta sexta-feira (13.04), o coordenador da Unidade Regional da AEB em Natal, Marco Antonio Vieira de Rezende, e o engenheiro da AEB, Danilo Sakai, farão uma palestra sobre o CVT Espacial.  O Centro, inaugurado em novembro do ano passado, visa impulsionar o crescimento da área espacial, despertando vocações e preparando futuras gerações para o desenvolvimento do setor, imprescindível para o progresso do País.

As palestras acontecem no Centro de Convenções de Natal e reúnem jovens de vários estados brasileiros, além de participantes de países como México, Estados Unidos e Itália. O programa da Campus Party Natal contempla 250 palestras, além de debates e atividades diversas que acontecem simultaneamente em cinco ambientes, totalizando 300 horas de conteúdo em um espaço de 14 mil metros quadrados.

A expectativa é que mais de 40 mil pessoas, entre interessados e alunos de escolas públicas e particulares, visitem o espaço “Open Campus” do evento. Neste mesmo espaço, os visitantes podem apreciar simuladores de realidade virtual, batalhas de drones e novidades tecnológicas. No primeiro dia da Campus Party, o CLBI ofereceu aos participantes um show ao vivo com o lançamento do foguete de treinamento básico.

O astronauta Marcos Pontes, primeiro brasileiro a ir ao espaço, a brasileira Rosaly Lopes, que atua na Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e o engenheiro de computação e educador norte-americano Gabe Gabrielle estão entre as personalidades presentes na Campus Party.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários