quarta-feira, 9 de maio de 2018

Alunos de Engenharia Aeroespacial do ITA Assistem Palestra Com Astronauta Sueco

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (03/05) no site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), destacando que alunos de Engenharia Aeroespacial deste instituto assistiram palestra do astronauta sueco Christer Fuglesang.

Duda Falcão

Notícias

Alunos de Aeroespacial Assistem
à Palestra de Astronauta Sueco

Divisão de Comunicação Social
Publicado em 03 de maio de 2018


Os alunos de engenharia aeroespacial do ITA receberam, nesta quarta-feira, 25, o astronauta sueco Christer Fuglesang. Engenheiro físico e doutor em Física, o astronauta ministrou palestra sobre sua experiência espacial e os desafios tecnológicos do setor.

Na plateia estavam alunos do 3º e 4º ano que puderam conhecer um pouco mais da trajetória de Fuglesang. Ele foi selecionado para o corpo de astronautas da ESA, a Agência Espacial Europeia, e passou a fazer treinamentos na Rússia. Em 1996, ele passou a fazer parte da NASA, na qualidade de astronauta especialista de missão, e passou os dez anos seguintes trabalhando em experiências na área da Física e como reserva de missões dos ônibus espaciais. Em 2006, Fuglesang tornou-se o primeiro sueco a ir ao espaço, passando 12 dias na Estação Espacial Internacional.

Além disso, ele apresentou tendências de pesquisas espaciais e respondeu às perguntas dos alunos. Segundo o aluno do 4º ano Wesley Proença Camargo a palestra foi inspiradora. "Vou guardar para sempre os ensinamentos de vida deste astronauta que, apesar de vir de tão longe, apresentava desejos e sonhos que nos aproximava, como se fossemos colegas de faculdade", afirma ele.

Além da palestra, o astronauta, acompanhado de Andreas Baumgartner – diretor estratégico da SAAB - estiveram em reunião com o reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia, Brigadeiro César Demétrio Santos, Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA e Brigadeiro Engenheiro Augusto Luiz de Castro Otero, Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço. Em seguida, visitaram o laboratório do ITASAT e também o Centro de Competência em Manufatura (CCM-ITA).


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Comentário: Acho essas iniciativas extremamente positivas e deveriam ser realizadas com mais frequência com esses profissionais espaciais bem sucedidos, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Parabéns ao ITA pela iniciativa. Tomara que os temas debatidos entre os suecos e o pessoal do DCTA/IAE, tenha envolvido também o uso do VLM-1 e o desenvolvimento conjunto de projetos espacias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário